Você é o Visitante Número:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR


E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" - Mt 28.18-20
A Igreja tem enfatizado sua necessidade de crescimento ao longo de toda sua história, pois o crescimento sinaliza a vida. Aquilo que não cresce é porque não está biologicamente funcional. Nesta direção, a Igreja tem voltado seus olhos ao discipulado, resgatando, atualizando, refletindo, praticando... enfim, a Igreja deseja que a ordem de Jesus: "Fazei discípulos"seja uma verdade em sua experiência. A obediência a esse chamado é o modo eficaz que a Igreja Metodista reconhece para alcançar o crescimento genuíno, não enchendo a Igreja de pessoas sem experiência com Deus ou em busca de si mesmas, mas de discípulos e discípulas comprometidas com seu Mestre. (Carta Pastoral do Colégio Episcopal - Testemunhar a Graça e Fazer Discípulos/as - p.52).
Somos chamados para sermos discípulos/as do Senhor Jesus Cristo. Creio que todo o cristão concorda com esta afirmação. Entretanto, parece que, durante muito tempo, a Igreja se esqueceu disso e agora está resgatando essa visão. Tendo em vista a carta do Colégio Episcopal: Testemunhar a Graça e Fazer Discípulos e Discípulas, há um chamado para nos colocarmos dentro da visão do discipulado.
Nesta direção, desde o ano de 2006, quando começamos a sistematizar o nosso Plano de Ação Pastoral da Igreja, com o apelo Transformar para Crescer, demos destaque especial para a questão do discipulado que deveria ocorrer debaixo da orientação do Pastor.
Assim, ainda em 2006, visando capacitação, no mês de novembro, participamos, com 35 irmãos e irmãs, do Encontro com Deus em Macaé, no Rio de Janeiro, a convite do Rev. Paulo Fernando Barros. Realizamos estudos de aprofundamento e adaptações à nossa realidade na Terceira Região, desafiamos os irmãos e irmãs e juntamente com alguns seminaristas, que já haviam ministrado nos Encontros em suas Regiões, passamos a realizar Encontros com Deus em nossa Igreja. Uniram-se a nós algumas Igrejas como a de Vila Formosa, Central em Guarulhos, Itaim Paulista e Ponto Missionário Parque Jurema, dentre outras. Já ministramos a 238 (duzentos e trinta e oito) irmãos e irmãs, além dos 35 iniciais que foram à Macaé.
Entendo que precisamos dar o passo seguinte que é o da elaboração das Células, para crescimento da Igreja. Na visão do crescimento através das célilas há um fio condutor das ações: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Lógico que precisamos estudar um pouco sobre essa questão, mas quero nesta pastoral, dar alguns esclarecimentos, sobre a visão.
Célula
Célula é a menor divisão de um corpo vivo, com capacidade própria de multiplicar-se. Cada célula tem como objetivo multiplicar-se e gerar outras células. Assim, a família de Deus (a Igreja) se reúne em Células de tamanho suficiente para que todos possam ser amados e cuidados, através do ensino cristão, das orações e do companheirismo.
Fio condutor:
Ganhar - ganham-se vidas por meio do evangelismo pessoal, por meio das células de multiplicação e através dos Cultos de Celebração. É importante que o Grupo de discipulado tenha em mente o ganhar vidas para Jesus, pois a reunião nas casas, ou outro lugar adequado, as pessoas são mais propícias a participar do que envolver-se com a Igreja de imediato. A Igreja que se reúne em Cultos com um número grande de pessoas não é capaz de orar e tratar individualmente das pessoas. Neste aspecto, é muito importante o trabalho das células.
Consolidar - consolidam-se as vidas, principalmente, através dos Encontros com Deus, juntamente com o Pré e o Pós Encontro, bem como com a Classe de Novos Membros. Onde a pessoa é confrontada com o pecado e desafiada à vida de santidade, para o louvor e glória do Senhor.
Discipular - treinam-se vidas através do Curso de Liderança e da participação nas células de Discipulado, onde o irmão/ã recebe orientações cristãs sobre a moral, a ética cristã e o caráter, preparando-o para uma vida cristã frutífera.
Enviar - enviam-se homens e mulheres quando preparados para dirigirem as próprias Células de multiplicação. Para que sejam dados os passos anteriores, formando-se um círculo em espiral.
Como já formamos um bom número de irmãos e irmãs na Escola de Líderes que desenvolvemos aqui na Igreja, quero definir algumas céluas para colocar em prática tudo o que vimos e aprendemos até agora, pois cremos que assim, poderemos crescer quantitativamente, bem como, solidificar os Ministérios da Igreja, a fim de vivermos a plenitude do comissionamento que Jesus Cristo nos deu. Breve, estarei convocando os irmãos para essa implantação.
Conto com suas orações, seu envolvimento e dedicação ao trabalho do Mestre.
Do pastor e irmão na fé,
Rev. José Carlos Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário